Uma espera que vale a pena!
Você já deve ter ouvido falar sobre o Etias, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, que estava previsto para entrar em vigor há algum tempo. Os atrasos na sua implementação deixaram muitos brasileiros curiosos e preocupados com as próximas viagens à Europa. Porém, a boa notícia é que agora podemos nos preparar com antecedência, pois a data prevista para sua implementação é o primeiro semestre de 2025. O Etias será obrigatório para todos os turistas brasileiros que desejam visitar os 26 países do Espaço Schengen, que incluem destinos populares como Portugal, Espanha, França e Itália.
O que causou os atrasos?
A Comissão Europeia explicou que a demora na implementação do Etias se deveu ao atraso no início da operação do Sistema de Entrada/Saída (EES), outra medida destinada a reforçar a segurança nas fronteiras do Bloco Europeu.
Inicialmente, esperava-se que o EES estivesse em pleno funcionamento até o final deste ano, mas agora a previsão é que ele seja iniciado apenas no próximo ano. Com isso, o Etias deve entrar em operação em maio de 2025. Mesmo com os atrasos, a boa notícia é que agora temos uma data a ser aguardada com expectativa.
Entendendo o Etias
Mas afinal, o que é o Etias? O Etias, ou Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, foi anunciado pela Comissão Europeia em novembro de 2016 e implementado na legislação europeia dois anos depois. Seu principal objetivo é aumentar a segurança no Bloco Europeu e restringir a imigração ilegal, cadastrando e autorizando a viagem de estrangeiros que desejam visitar os 26 países do Espaço Schengen.
Com o novo sistema, todos os viajantes brasileiros, bem como os de outros 61 países, serão obrigados a preencher um cadastro prévio e pagar uma taxa de 7€, equivalente a cerca de R$ 36 no câmbio atual. Isso permitirá que as autoridades europeias verifiquem antecipadamente os viajantes, tornando o processo mais eficiente e seguro.
Simplificando o processo
O Etias funcionará de maneira semelhante ao sistema norte-americano Esta, que simplificou as viagens para os Estados Unidos sem a necessidade de visto. Além disso, o Canadá também possui um sistema semelhante, o visto eletrônico canadense (eTA), que facilitou as viagens para o país. Portanto, o Etias trará uma nova forma de viajar para a Europa, tornando o processo mais acessível e eficiente, especialmente para os jovens que desejam explorar o continente e para os pais que desejam enviar seus filhos para intercâmbios educacionais.
Conclusão
Embora a espera pelo Etias tenha sido longa, agora temos uma data concreta para sua implementação. Prepare-se para as próximas viagens à Europa, garantindo que você e seus filhos tenham tudo o que é necessário para uma experiência incrível e segura. O Etias é um passo importante para fortalecer a segurança nas fronteiras europeias e simplificar as viagens para todos os brasileiros que desejam explorar o incrível continente europeu.
Fique ligado para mais atualizações e informações sobre como se preparar para essa nova fase das viagens internacionais.
Comments are closed