Um dos principais e mais renomados centros de pesquisa norte americano em Ciências Naturais e Engenharia é o California Institute of Technology, conhecido também como Caltech, caracterizada também como uma das melhores universidades do mundo. Fundada em 1891 pelo empresário e político Amoos Throop, com o intuito de caracterizar como uma escola vocacional direcionada ao ensino técnico profissional. Desde sua fundação e inauguração, teve seu nome mudado diversas vezes, apenas firmando em meados de 1920.
O Caltech oferece inúmeros cursos de graduação e de pós-graduação e nas dimensões atuais, é considerado uma universidade pequena, com aproximadamente dois mil alunos. Comparando com universidades de grande porte como Harvard, obtém-se que seu número de estudantes equivale a 10% do número de estudantes de Harvard.
Como colocado, o Instituto de Tecnologia da Califórnia é relativamente pequeno e seletivo, composto por uma turma de 2200 estudantes, sendo aproximadamente 950 na graduação e 1.200 na pós-graduação.
Uma característica importante a ser mencionada consiste no fato de que na graduação, a seleção da universidade é relativamente igualitária entre gêneros: são 45% de estudantes mulheres. No entanto, a discrepância entre a porcentagem ainda ocorre na pós-graduação, com apenas 29%. No que se refere aos estudantes internacionais, consistem em cerca de 670 na sua totalidade, sendo aproximadamente 80 estão na graduação e os 590 restantes na pós graduação. O número de estudantes estrangeiros corresponde a 30% do corpo estudantil.
O reconhecimento público e mundial por produzir pesquisas de altíssimo nível tanto cientificamente como tecnologicamente ocorrem a partir dos seus laboratórios. Dentre os mais renomados estão o Laboratório de Propulsão de Foguetes da NASA (JPL – Jet , da agência espacial dos EUA. Ele nasceu e foi criado internamente na universidade e, ainda hoje, é gerenciado pelos professores e alunos que ali estão vinculados. E dentre as pesquisas já realizadas muitas colaboraram e foram substanciais para viabilizar diretamente o intuito de muitas gerações de irem ao espaço, formou inclusive o único geólogo que já esteve na lua!
Evidentemente que com tanto subsídio para pesquisa científica, diversos colaboradores já foram laureados com diversas premiações, dentre eles mais de 40 ex-alunos e professores já receberam Prêmios Nobel, o mais importante da ciência!
Se você tem interesse em participar desse seleto grupo de estudantes, que “brinca” com foguetes da NASA e coleciona Prêmios Nobel, a Interconnect pode te ajudar a fazer parte da história da Caltech!! Basta clicar aqui e falar com um de nossos especialistas através do nosso formulário ou, se preferir, pode entrar em contato diretamente com nosso canal no whatsapp.
FONTES:
Comments are closed