A ideia de criar a Universidade da Califórnia em Berkeley veio a partir de um grupo de trabalhadores que buscavam fortuna através do ouro, ainda no século XIX. O conceito consistia na criação de uma instituição de ensino que contribuísse comparativamente mais do que o ouro para a Califórnia, inclusive o lema é delineado para o futuro dos americanos: “para a glória e felicidade de futuras gerações”.
As portas da Universidade da Califórnia em Berkeley abriram em 1869, após a fusão entre duas instituições americanas: o Colégio da Califórnia, em Oakland, e o Colégio Agricultural, Mineração, Mecânica e Artes.
Ao longo de sua trajetória, a Universidade de Berkeley se tornou uma sólida referência acadêmica no que tange os projetos de inovação social e de economia. Algumas das descobertas expressivas, consiste na vacina para o vírus da gripe e a vitamina E. Já analisando o setor jurisdicional, lá foi redigida a primeira lei americana de divórcio.
Hoje, a Universidade da Califórnia em Berkeley possui aproximadamente a totalidade de 42 mil alunos, destes 16% representam os alunos estrangeiros com 6,7 mil alunos matriculados. Nos cursos de graduação são 30 mil (3,7 mil estrangeiros) e os outros 12 mil na pós-graduação (3 mil estrangeiros).
Dos cursos ofertados pela universidade, totalizam mais de 7.000 em 350 programas de formação, distribuídos em 170 departamentos acadêmicos. Atualmente os cursos mais procurados são Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, a hipótese mais plausível para essa delineação se dá, a princípio, graças à proximidade física da instituição com o renomado Vale do Silício e as grandes empresas de tecnologia.
A universidade é formada, também, por catorze escolas e colleges, formando profissionais em programas que vão desde a graduação à pós, incluindo até a excelência em programas de doutorado (formando anualmente, o maior número de PhDs, entre todas as faculdades americanas).
Evidentemente que o enfoque sólido na pesquisa e inovação fizeram com que a Universidade da Califórnia em Berkeley se colocasse entre as universidades que mais formaram e empregaram vencedores do Prêmio Nobel. Além deste, possui agraciados com Medalha Fields (Nobel da Matemática) e também com o Prêmio Pulitzer.
Comments are closed