Uma das universidades mais respeitadas pelos Estados Unidos da América é a Universidade de Chicago (University of Chicago). Caracterizada por ser um dos principais centros de estudos econômicos do mundo, foi inaugurada em 1890 pela Sociedade Americana Batista de Educação com auxílio substancial de um magnata do petróleo denominado John D. Rockefeller, tendo suas primeiras turmas abertas dois anos depois.
Considerado um dos campus mais bonitos e bem administrados do mundo, a universidade está localizada na comunidade de Hyde Park, no lado sul de Chicago, com grande proximidade do centro da cidade. A interdisciplinaridade entre a faculdade de filosofia liberal com a universidade de pesquisa da Alemanha deram origem à metodologia de ensino da Universidade de Chicago.
Dessa maneira, a instituição busca formar seus alunos visando transmitir o amplo e interdisciplinar conhecimento de mundo e da sociedade, com um foco específico através de objetivos e metas internas. Não obstante, a universidade é associada como a casa de inúmeros líderes da sociedade contemporânea, inclusive a formação de diversos CEOs da maioria das maiores instituições empresariais e financeiras do mundo, dentre elas estão o Goldman Sachs e Credit Suisse.
Entrando nos números internos da instituição, a universidade possui aproximadamente 15 mil alunos (cerca de 6,5 mil na graduação e 8 mil na pós) e não há a precisão da porcentagem de estudantes de outros países. Dentre os ex-alunos mais famosos hoje em dia, há o ex-presidente dos EUA Barack Obama, exemplificando mais uma vez o fato de estar sempre presente nos mais importantes rankings de educação no mundo.
O processo de ingresso à universidade é categoricamente diferente dos comumente aplicados nas universidades pelo mundo, onde “na aplicação, é preciso descrever quem é você, quais seus desejos, sonhos, seu percurso de estudo até aquele momento, como você se preparou para estudar na universidade e suas habilidades e competências sociais. Além disso, valorizamos muito as cartas de recomendação dos professores no Brasil. Essas cartas ajudam a mostrar o quanto o aluno está preparado para entrar na nossa comunidade e quais são seus pontos fortes”, comenta o Simon Nascimento, responsável pela admissão de alunos estrangeiros na University of Chicago.
Além de formar inúmeras personalidades políticas como o presidente estadunidense Barack Obama, que também lecionou na universidade, formou o astrônomo Carl Sagan, Larry Ellison (CEO da Oracle), o matemático brasileiro Leopoldo Nachbin (fundador do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e tantos outros renomados e laureados acadêmicos contemporâneos.
Comments are closed