Uma das cinco universidades dos Estados Unidos de maior prestígio mundial é a Stanford University, também conhecida como Leland Stanford Junior University. Foi fundada em 1891 pelo ex-Governador e Senador da Califórnia Leland Stanford que nomeou a universidade em homenagem ao seu filho que havia falecido anos antes. 

Está localizada na região de Palo Alto, próximo ao Vale do Silício, na Califórnia. Conquistou inclusive, a primeira posição sendo eleito o campi mais bonito dos Estados Unidos. Um dos maiores complexos universitários americanos, com mais de 3 mil hectares, abriga além dos prédios universitários, um complexo residencial estudantil.

Atraindo as mentes mais criativas e impulsionadoras da sociedade moderna, Stanford foi a universidade que permitiu a criação de dezenas de grandes empresas multinacionais, startups de tecnologia e revoluções tecnológicas ano após ano.

Na década de 70, por exemplo, a universidade era uma das quatro instituições dos EUA ligadas ao sistema ARPANET, considerado o precursor da internet no mundo. Por esse fato possui o título de ser uma das “mães” da internet que conhecemos hoje. Com o intrínseco viés tecnológico, é reconhecida como a universidade dos grandes empreendedores tecnológicos, tendo entre seus docentes e discentes os fundadores das empresas como HP, Google, Yahoo e Nike. 

Contando com mais de 17 mil discentes (sendo aproximadamente 7 mil na graduação, e outros 9,5 mil na pós-graduação) há também estudantes em cursos de nível não-superior, como os certificadores e os cursos de extensão profissional.

A organização interna da universidade se consolida em sete Escolas principais, sendo: as Escolas de Humanidades e Ciências, de Engenharia e de Ciências da Terra, Energia e Meio Ambiente que possuem cursos tanto na graduação quanto na pós. Porém, as escolas de Direito, Medicina, Educação e Negócios não possuem graduação, apenas programas de pós-graduação. 

Analisando agora os estudantes estrangeiros, a universidade tem mais de 4 mil estudantes estrangeiros (sendo aproximadamente 650 deles na graduação), o que diz respeito a uma parcela de 24% do total de alunos. Sobre as respectivas nacionalidades, não há esse número oficialmente publicado pela universidade, mas afirmam receber candidaturas de mais de 150 países anualmente.

Dentre as premiações e congratulações, os professores e ex-alunos já contabilizam 21 prêmios Nobel, dentre eles o Paul Berg, pelo mapeamento de estruturas de DNA e o Martin Perl, físico que comprovou cientificamente a existência dos neutrinos. Dos 21, 19 dos vencedores ainda lecionam na universidade. Dentre as outras renomadas premiações a personalidades relevantes, 19 professores receberam o prêmio Turing (Nobel da computação) e 4 receberam o Prêmio Pulitzer.

Comments are closed

Confira as últimas notícias sobre o mundo de intercambios no blog da Interconnect!

Escolha uma matéria e comece a navegar!