Caracterizada como a mais antiga universidade de língua inglesa do mundo, fundada em 1090, teve a partir de 1167 um crescimento sólido. Na ocasião, o Rei Henrique II da Inglaterra proibiu os estudantes ingleses de partirem à cidade de Paris para estudarem, apesar de lá ser, para a época, referência de ensino.
Compõem a universidade de Oxford 39 faculdades de Oxford financeiramente independentes e autônomas, mas todas se relacionam diretamente com a Universidade central, semelhante em forma a um sistema de estado federativo.
Há também, em paralelo, salas privadas permanentes semelhantes a faculdades, exceto ao fato que tendem a ser menores e fundadas por grupos cristãos específicos. Por outro lado, as faculdades e corredores são espaços livres para comunidades acadêmicas próximas, reunindo estudantes e pesquisadores de diversas culturas, disciplinas e países. Isso com certeza corrobora a promover o alto desempenho em pesquisa científica, que fez da Universidade Oxford uma líder e precursora em tantos campos.
Trabalhando juntas: tanto as faculdades como a Universidade organizam o ensino discente e a pesquisa científica, além do fato que corrobora são os muitos funcionários das faculdades de Oxford terem um cargo na universidade também.
Composta por diversas seções, a Universidade Central inclui os departamentos acadêmicos e administrativos, bibliotecas e museus. Já as faculdades são principalmente compostas por quatro divisões acadêmicas, sendo: Ciências Médicas, Ciências Matemáticas, Físicas e da Vida e Ciências Humanas e Sociais que supervisionam aproximadamente 100 departamentos acadêmicos principais.
Curioso é o fato da abrangência realizada por esta Universidade, no que se refere às pesquisas científicas. Cada um dos departamentos organiza seu plano de ensino e a linha de pesquisa em uma área disciplinar diferente, partindo da Antropologia até a Zoologia. Isso sem contar que existem também diversos centros menores, denominados de subdepartamentos, que são especializados em pesquisas menores.
O vasto leque de investigação científica é materializada em diversas personalidades, cientistas, teóricos renomados mundialmente, são: Adam Smith, John Locke, Lewis Carroll, Margaret Thatcher, Thomas Hobbes, Stephen Hawking, Oscar Wilde e atores como Hugh Grant.
Se você deseja saber formas de ingressar na universidade de OXFORD, basta falar com um de nossos especialistas clicando aqui.
Comments are closed